Uma tradição começa aos poucos a ser retomada pelas mulheres que se casam: usar aparadores de aliança. São dois anéis para serem utilizados juntamente com a aliança, proporcionando proteção e destaque para a jóia, que simboliza um momento tão especial na vida a dois. Primeiro coloca-se um anel, em seguida, vem a aliança, e depois coloca-se o outro anel, assim, a aliança ficará sempre entre os dois anéis, ou, entre dois aparadores de aliança. Ao contrário da aliança, que tem como significado o compromisso assumido entre duas pessoas que se amam, não há nenhum simbolismo, nenhum significado em usar aparadores. Usa-se somente para proteger e aparar a aliança, além, é claro, de servir para valorizá-la, enfeitar e embelezar as mãos da mulher. Os aparadores de aliança podem, ainda, ser usados para proteger a aliança quando esta fica frouxa, e não se quer mexer nela, evitando, assim, que a aliança caia do dedo.
Há inúmeros modelos de aparadores de aliança, para todos os gostos, estilos e bolsos. Confeccionados em ouro amarelo, branco ou rosé, prata e com brilhantes, o importante é escolher um aparador de aliança que combine, não somente com a aliança a ser usada, como também com a personalidade da mulher que irá usar o adorno nas mãos.
Uma ideia interessante para quem quer usar aparadores de aliança é ter vários modelos, para, assim, a mulher ir trocando as jóias conforme a ocasião. Para o dia a dia, por exemplo, pode-se escolher os mais simples e discretos, já para eventos especiais, que exigem uma produção mais sofisticada e chique, a mulher pode optar pelos modelos mais exuberantes.